Toda vez que você faz uma busca no Google geralmente os primeiros links que aparecem nos resultados vem com alguma marcação em verde escrito “Anúncio” ou “Ads”.

Esses links nós chamamos de links patrocinados, e é um serviço do Google, o Google Adwords, que é primordial para as estratégias de marketing digital de qualquer empresa. A ideia basicamente é: você paga para que o link do site apareça em um lugar privilegiado no resultado de busca do Google ou para que seus banners apareçam em sites parceiros do Google.

Por mais que só essa explicação possa ser motivo suficiente para gerar interesse em começar uma campanha no Adwords é preciso falar melhor dos motivos que fazem a publicidade no Google funcionar, e também porque ela é tão confiável.

Campanha totalmente personalizável

Você pode limitar o orçamento das campanhas no Adwords impedindo que você não gaste mais do que o necessário.

Vamos detalhar melhor essa parte. O orçamento do Google Adwords funciona da seguinte forma:

  • Valor total que será utilizada nas campanhas, que você pode pagar com cartão ou boleto. Recomendamos boleto para ter um controle melhor dos gastos.
  • Para as campanhas você irá determinar um valor diário que será gasto. O Google jamais irá ultrapassar esse valor que você determinou.
  • Os anúncios do Google são cobrados de duas formas: custo por clique ou custo por impressões. Ambos você também irá definir o custo máximo que você quer gastar, seja por clique, seja por impressões.

Resumindo: se baseando no valor total que você pagou, o Google irá dividir entre as campanhas que você criar com base no orçamento diário que você estipulou, e desse orçamento diário, serão descontado o custo por clique ou impressão que você também definiu a quantia que será gasta.

Deu pra perceber que o Google deixa tudo na sua mão, o quanto você quer gastar, o quanto você quer investir(não existe um valor mínimo ou máximo), tudo vai depender das suas necessidades e do quanto você quer investir. Dessa forma você tem o controle total da sua campanha definindo quando começar, quando parar e o quanto quer investir.

Quais os tipos de publicidade no Google?

O Google Adwords oferece dois tipos de publicidade além da publicidade do Youtube, são elas: campanhas de palavra-chave e display.

A campanha de palavra-chave foi a primeira ferramenta de publicidade no Google e é o carro chefe da mesma. Como já falamos no início do texto, sempre que você faz uma pesquisa no Google geralmente os primeiros links aparecem com uma marcação verde escrito “Anúncio” ou “Ads”.

É exatamente dessa forma que essa ferramenta trabalha, você cria uma lista de palavras-chaves relacionadas à categoria daquilo que você quer anunciar, depois você monta o anúncio que irá aparecer no resultado de pesquisa do Google e pronto.

O Google Display  é a parte da publicidade do Google baseado em anúncios visuais que são inseridos em sites parceiros do Google(tema para outro post). Comparando com a campanha de palavra-chave, o display tem um impacto menor, porém, o display tem uma ferramenta poderosa que é o remarketing.

Remarketing tem o objetivo de impactar novamente aqueles que acessaram um site, as possibilidades de se usá-lo são várias, desde criar campanhas baseadas em uma nova promoção até mesmo criar uma campanha específica para aqueles que não concluíram uma compra.

O remarketing é interessante porque geralmente uma compra não é feita na primeira visita e é bem comum o usuário adicionar um item no carrinho de compra e acaba esquecendo de finalizar. Com uma campanha de remarketing você pode atingir diretamente esse usuário garantindo uma chance maior de conversão.

O segredo é tudo estar na sua mão

O que torna a publicidade no Google tão eficiente e atrativo está no fato de você poder personalizar sua campanha, alterando o custo a qualquer momento e inclusive pausar suas campanhas quando quiser.

Outro diferencial também está no remarketing, dando a opção de trazer novamente o usuário que acessou o site e que não finalizou uma ação(finalizar uma compra, concluir um cadastro, etc.).

E isso é o que faz o Google ser uma referência, fazendo com que tenha um segmento específico na área do marketing digital apenas para ele, sendo muitas vezes, o carro chefe de uma campanha online.

 

Comentários

comentários

Por Rafael Shiroma
Analista SEO e otras cositas más da Ideiasweb