O desenvolvimento de sites não é um serviço barato, principalmente se for um site bem produzido. Por isso é importante garantir que o seu site tenha todos os elementos que garanta que ele será um bom cartão de visitas da sua empresa na internet, aproximando seus clientes de você e gerando oportunidade de vendas.

E o que não pode faltar no desenvolvimento de sites? Separamos 5 principais elementos que são essenciais para um site ser funcional.

#1 Desenvolvimento de sites – Design

 

 O design é extremamente importante, precisa ter as referências da sua empresa (as cores principalmente), além de ser “clean” e de fácil navegação. Um layout poluído dificulta a navegação do site e consequentemente fazendo o usuário desistir de navegar nele.

O que pode prejudicar o design e consequentemente o desenvolvimento de sites? Cores mal alinhadas, excesso de texto, poucas imagens e mal posicionadas, menu de navegação confuso… Enfim, tudo o que pode dificultar a navegação do site é fruto de um design mal feito.

 

#2 Desenvolvimento de sites – Site responsivo

 

Site responsivo é o site que possui layout personalizado para abrir em telas menores (smartphone e tablets), o site responsivo está alinhado com o design, ou seja, o design do precisa ser planejado para que desde o início site consiga ser navegável em qualquer dispositivo.

Um site responsivo precisa ter um ter um tempo de carregamento rápido, pensando na possibilidade do usuário está acessando o site via 3G/4G, então quanto menos elementos aparecer, menos dados será consumido.

 

#3 Desenvolvimento de sites – Formulário

 

De todos os elementos que o desenvolvimento de site pode ter, o formulário de contato é um dos principais e não pode ser ignorado de forma alguma. Pois ele é a ponte direta entre a sua empresa e o usuário que demonstraram interesse no seu produto e querem entrar em contato.

O formulário precisa ser simples e pedir apenas o básico para que você possa conversar com o usuário interessado. Geralmente pede-se apenas: nome, e-mail, telefone, e campo para mensagem, caso o visitante queira expor sua dúvida com mais detalhes.

Preferencialmente o formulário costuma ficar na página de Contato do site, mas também aconselhamos se possível deixar um formulário na página principal.

 

#4 Desenvolvimento de sites – SEO

 

O SEO vem depois que o desenvolvimento de sites está finalizado, a sua função é fazer com que o seu site fique bem posicionado nos resultados de buscas do Google com o objetivo de aumentar o número de visitas no site ao longo do tempo.

E para deixar o seu site bem posicionado é preciso trabalhar as palavras que estão relacionadas com o segmento do seu site.

 

#5 Desenvolvimento de sites – Blog

 

O blog está diretamente atrelado ao SEO. Geralmente o processo de desenvolvimento de sites fica preso a um número X de páginas. As páginas mais comuns costumam ser: Página principal (ou Home), Sobre a empresa, Serviços/produtos e Contato.

O blog oferece uma liberdade maior de trabalhar o conteúdo, gerando autoridade para o site e consequentemente ajudando a indexar o site no mecanismo de busca. Mas a produção texto precisa ser contínua e constante, fazendo com que muitas empresas acabam terceirizando este serviço.

E se você estiver interessado em saber mais sobre desenvolvimento de sites separamos abaixo alguns conteúdo que já produzimos anteriormente que podem te ajudar:

 

Como criar uma landing page eficiente

 

 

Comentários

comentários

Por Rafael Shiroma
Analista SEO e otras cositas más da Ideiasweb