A possibilidade de fazer busca por voz nos smartphones já existem há algum tempo, porém com o passar do tempo essa função foi cada vez mais aperfeiçoada. A precisão de reconhecimento por voz desses dispositivos é atualmente de 92%, tanto que especialistas garantem que fazer uma busca no Google utilizando apenas a voz é uma tendência.

Quem são as pessoas que fazem esse tipo de busca?

 Atualmente esse tipo de pesquisa representa  20% do total de buscas, mas o qual é o perfil das pessoas que optam por esse tipo de pesquisa? Uma agência estrangeira especializada no assunto afirma que a maioria das pessoas que fazem uma busca por voz esperam receber uma resposta mais direto do Google, pois na maioria das vezes elas estão dentro do carro e procurando por algum estabelecimento ou loja que pode estar perto dela.

Por exemplo, ela quer uma lista de restaurantes na cidade, o Google ainda dá possibilidade do usuário ver uma lista de restaurantes que estão dentro de um raio de 800 metros. Ou seja o usuário não quer entrar em sites de terceiros para conseguir a resposta daquilo que ele está procurando.

Aí você se pergunta: “Será que o meu estabelecimento” está preparado?

Otimizando o meu site para a busca por voz

 Por tudo que falamos acima sites de varejo ou de restaurantes/lanchonetes por enquanto são os mais pesquisados na busca por voz. Então assegure que o Google Meu Negócio da sua empresa está atualizado com todas as informações corretas, principalmente endereço e horário de funcionamento.

Além disso, um sitemap bem estruturado do seu site para garantir que o Google exatamente qual é o segmento do seu site. Outro ponto interessante é dedicar uma página do seu site para esse tipo de busca.

A página de Perguntas frequentes é perfeita pois com ela você pode conversar com o seu cliente de forma mais natural, explorando uma grande variedade de assuntos.

Por mais que a busca por voz seja algo recente que enfrenta uma certa timidez (70% dos usuários que declaram só utilizam o comando de voz para fazer busca quando estão sozinhos) é uma prática que cada vez mais utilizada e que também vem ganhando suporte. É só uma questão de tempo e costume para que cada vez essa função seja utilizada com mais frequência.

Comentários

comentários

Por Rafael Shiroma
Analista SEO e otras cositas más da Ideiasweb