Ter a sua empresa aparecendo no mapa do Google é essencial principalmente para pequenas e médias empresas, e por mais que seja um procedimento rápido e simples, algumas empresas cometem erros graves como, não atualizar dados da empresa ou simplesmente não sabem quem foi o responsável por criar aquele endereço, dificultando o trabalho de resgatar a conta caso haja a necessidade de alterações.

Pensando nesses problemas, vamos criar um pequeno passo a passo para criar e configurar o Google Meu Negócio da sua empresa, uma ferramenta muito importante para os resultados de busca orgânica, principalmente para smartphone.

 

O que é o Google Meu Negócio?

 

Primeiramente você precisa acessar o Google Meu Negócio que é onde você irá gerenciar a sua empresa no mapa do Google.

Esse serviço é recente, surgiu em 2014 com o objetivo de unificar as funcionalidades do Google Places com a página de empresas do Google+.

É possível configurar o Google Meu Negócio seguintes dados:

– Inserir a localização da sua empresa.

- Acrescentar dados de contato, como telefone, site, e-mail e telefone.

- Exibir horário de funcionamento.

- Exibir notas e comentário dos clientes.

- Mostrar fotos da empresa  (internas e externas).

 Como irá aparecer o endereço do meu estabelecimento?

Quando você busca por um serviço ou estabelecimento, o Google irá mostrar uma lista de endereços com base na sua localização. Buscas feitas pelo smartphone costumam ser mais precisas pois o Google pode utilizar o GPS do aparelho.

E aqui já fica a primeira dica no nome do estabelecimento, tente colocar também o serviço que a sua empresa faz.

Por exemplo a nossa agência está no Google Meu Negócio como: Ideiasweb – Criação e Desenvolvimento de Sites. Pois se alguém pesquisar “desenvolvimento de sites” e estiver em Campo Grande, pela localização iremos aparecer como uma das primeiras opções.

Lembrando que isso também faz parte daquela jornada de compra do cliente que já citou várias vezes aqui no nosso blog.

Como configurar o Google Meu Negócio?

Toda a parte de criação da conta é bastante intuitivo. Basta acessar o site Google Meu Negócio e clicar em “Começar agora”.

Após isso preencha corretamente os dados da sua empresa e clique em continuar.

Você será levado para a página de confirmação com os dados que você preencheu, o Google irá pedir para que você confirme o local, essa confirmação é extremamente importante pois ela impede que outra pessoa tome posse do endereço da sua empresa.

Atualmente são 3 opções de confirmação:

Telefone: o Google irá ligar para o telefone que você cadastrou e irá te passar um código de 5 dígitos.

E-mail: o Google irá enviar para o seu e-mail que está gerenciando o Meu Negócio o código de confirmação.

Correspondência: O Google irá enviar uma carta com o código de confirmação para o endereço que você cadastrou. Essa carta pode chegar em até 14 dias.

Indicamos sempre o método mais rápido (telefone ou e-mail), porém várias vezes nós que criamos a conta para os nossos clientes então temos sempre que optar pela correspondência.

Após a confirmação do endereço, você poderá fazer todo o gerenciamento da sua conta, não se esqueça de colocar imagens internas e externas do seu estabelecimento pois elas irão aparecer também nos resultados de buscas junto com o seu endereço.

 

Comentários

comentários

Por Rafael Shiroma
Analista SEO e otras cositas más da Ideiasweb