conquistar o seu cliente na internet com o funil de vendas

Nos últimos anos o marketing digital vem se aprimorando, principalmente na parte de vendas e conquistar novos clientes na internet e uma das estratégias que cresce cada vez mais no marketing digital, é o funil de vendas.

Se você já ouviu falar sobre Inbound marketing, talvez tenha visto ou ao menos conhece os estágios do funil. Mas pode ser que de fato nunca tenha colocado em prática no marketing digital da sua empresa.

Neste artigo vamos falar sobre o estágio do funil onde você irá trabalhar a parte de conquistar novos clientes: o topo do funil.

Como o funil me ajuda a conquistar mais clientes pela Internet?

No marketing tradicional, ou como costumamos chamar: “outbound marketing”, é comum utilizar uma linguagem mais imperativa. Na internet essa intromissão não funciona da mesma forma que costumava funcionar nas mídias tradicionais e está se tornando cada vez mais indesejada.

Percebendo isso, as empresas começaram a reverter o processo e ao invés de correr atrás do cliente, ela faz com que o público-alvo venha até a empresa, e é nesse momento que a estratégia do funil de vendas entra em ação com o cliente sendo trabalhado no topo do funil.

O que é o topo do funil de vendas?

Esse é o primeiro estágio do funil, onde é trabalhada a atração do cliente. Ou seja, de todas as opções disponíveis no mercado, o seu produto precisa se destacar e chamar a atenção do seu público-alvo.

Quem é o seu cliente?

Você sabe para quem você vende o seu produto? Ou quem é a pessoa que precisa do seu produto? Responder essas perguntas é essencial para desenvolver um plano de ação para conquistar o seu cliente na internet. Pois é a partir dessa resposta que você terá mais facilidade para criar “iscas” para atraí-los com informações necessárias sobre o seu produto, para que no fim o visitante se transforme em um possível cliente ou prospects como também são chamados.

Como conquistar o seu cliente?

Respondendo a pergunta no item anterior, naturalmente você conseguirá descobrir como conquistar o seu cliente na internet. Mas um bom ponto de partida é pensar em quais as suas necessidades e desejos do seu cliente? Como o seu produto ou serviço pode resolver ou satisfazê-lo? Quais as dúvidas principais para a decisão de compra?

Com essas respostas em mãos, você e a sua equipe poderão trabalhar na estrutura do conteúdo que será oferecido no seu site, redes sociais, ebooks e outras ferramentas de marketing digital.

E agora? Qual o próximo passo?

Com todo material preparado para conquistar o seu cliente na internet, o objetivo final é que seu prospect deixe os dados (nome, telefone, email) em troca de alguma recompensa (seja um ebook, uma vídeo aula gratuita ou uma pré consultoria).

Com os dados do seu prospect, você irá trabalhar os próximos estágios do funil de vendas até chegar no último que é a decisão de compra. Mas você percebeu o quanto o topo é importante? Eu diria que ele é primordial para o sucesso de uma campanha de marketing digital, pois se o produto não for bem apresentado para o visitante da sua página, as chances de conversão serão mínimas.

Comentários

comentários

Por Rafael Shiroma
Analista SEO e otras cositas más da Ideiasweb