Que o Facebook é a melhor ferramenta para engajar novos clientes isso todo mundo já sabe, até porque, diariamente mais de 800 milhões de pessoas acessam o Facebook todos os dia e ficam em média 1 hora conectadas.

Mas fato é também que, não basta a sua empresa ter uma página no Facebook. Estar em uma rede social é apenas o começo e nesse post vamos falar de uma ferramenta poderosa para engajar novos clientes: o anúncio no Facebook.

O que é o anúncio no Facebook? E aonde ele aparece?

Assim como no Google, o Facebook também tem o seu sistema de anúncios pagos, onde você termina um valor a ser pago para o seu conteúdo aparecer para os usuários de forma privilegiada.

A vantagem do anúncio no Facebook é que você pode segmentar o seu anúncio para o tipo de público que você quer interagir e de forma mais objetiva, dessa forma, você anuncia só para quem tem interesse no seu produto ou serviço, garantindo maior chance de conversão e evitando desperdiçar o seu orçamento com um público que não tem nenhum interesse no seu produto.

Antes de mais nada, é preciso falar que, atualmente existe dois tipos de anúncio no Facebook: anúncios que ficam na coluna da direita e anúncios no feed de notícias.

Anúncio no Facebook da coluna à direita

Esse foi a primeira forma de anúncio pago que surgiu no Facebook, hoje em dia ela perdeu um pouco sua relevância e compete espaço com outros tipos de interesse como por exemplo grupos do Facebook. Porém ela possui um custo de clique e conversão mais barata trazendo um custo e benefício interessante que não pode ser deixado de lado.

Feed de notícias

O feed de notícias nada mais é que a parte central da sua página. Isso mesmo! É aonde aparece as publicações dos seus amigos. Talvez você não tenha percebido, mas geralmente quando você abre o seu Facebook, a segunda postagem sempre será um link patrocinado, garantindo que o usuário sempre irá visualizar o anúncio.

Essa é a vantagem do feed de notícias, pois ela tem uma taxa de envolvimento maior com com o público se comparar com os anúncios que ficam na coluna da direita.

Mas como posso fazer um anúncio atraente no Facebook?

Independente do tipo de anúncio que você quer fazer (aliás você pode usar os dois), a regra é praticamente a mesma. Um bom anúncio no Facebook precisa ter:

Ele precisa ser visual

O algoritmo do Facebook adora imagens, sem falar que uma imagem é mais atraente no feed de notícias que está em constante mudança e, dessa forma, é mais provável que chame a atenção do seu potencial cliente.

Portanto, não importa o que você quer anunciar, você precisa ter uma imagem atraente e chamativa.

Precisa ter relevância

Relevância é um fator importante para que a sua publicidade tenha sucesso no Facebook. É bom ter em mente que você está pagando por aquele anúncio no Facebook, então se o seu público-alvo ignorar o seu anúncio, você só estará gastando dinheiro.

Por isso segmentar seu anúncio no Facebook apenas por idade e sexo não basta, é possível segmentar também pelos interesses. Por exemplo, se o seu produto tem a ver com tecnologia, você pode segmentar para que apenas pessoas interessados em tecnologia possa ver o seu anúncio.

Dessa forma você irá atrair quem você realmente quer que veja seu anúncio no Faebook e que com certeza irá interagir com ela.

Agregue uma proposta ao seu anúncio no Facebook

Dê um motivo para quem estiver vendo o seu anúncio no Facebook queira clicar nele. Apenas dizer que o seu produto é o melhor que existe no mercado não significa necessariamente que as pessoas irão se interessar por ele.

Porém, se você oferecer um desconto ou uma amostra grátis caso alguém clique no anúncio com certeza o interesse pelo seu anúncio no Facebook será maior.

Tenha um call-to-action

De nada adianta o seu anúncio no Facebook ser atraente se ele não tiver um call-to-action (CTA). O CTA é importante pois ele indica o que o usuário deve fazer em seguida depois que ele vê o anúncio, geralmente um CTA é atribuido a uma palavra de urgência, por exemplo:

“Aproveite agora o desconto especial para ter o nosso produto. Confira!”

Nesse caso a palavra “confira” traz essa urgência incentivando o leitor que ele deve clicar no anúncio no Facebook para conferir as informações do desconto.

 

 

Comentários

comentários

Por Rafael Shiroma
Analista SEO e otras cositas más da Ideiasweb