COMO VENDER PELO WHATSAPP TODOS OS DIAS-2

Se você não utiliza o WhatsApp no seu negócio, então é melhor começar a repensar suas estratégias pois o “Whats” pode ser muito mais vantajoso do que você imagina.

 

Mas por que ela é tão importante assim? A sua importância vem por principalmente ela ser a segunda plataforma com mais usuários ativos, com 1 bilhão de usuários espalhado pelo mundo, perdendo somente para o Facebook que atualmente possui 1,650 bilhões de usuários ativos.

 

Ou seja, a chance do seu cliente e também dos seus futuros clientes de terem WhatsApp é alta, e nos dias de hoje ele possui uma alta taxa de resposta, sendo um dos 5 principais canais de vendas em 2016.


Porém, o segredo do seu sucesso está principalmente na forma como ele é utilizado. Atualmente, o Whats é uma boa ferramenta para enviar informações e suporte online. Mas para isso é necessário ter alguns cuidados como por exemplo, evitar de mandar mensagens muito formal, e principalmente enviar informações erradas (se um cliente pedir informações sobre sapato e você enviar informações sobre camisa pólo).

 

Por isso separamos algumas dicas essenciais sobre como vender pelo WhatsApp.

 

Como vender pelo WhatsApp todos os dias

 

Primeiramente é preciso obter contatos, isso pode ser feito de duas maneiras:

 

1 – Dê o número da sua empresa para que adicionem

 

É a maneira mais fácil, pois você sequer está pedindo para o seu cliente passar o contato dele para você. Colocar o WhatsApp da sua empresa nas redes sociais, no site e principalmente ressaltando ela terá alguma recompensa, seja um atendimento mais rápido e personalizado ou receberá algumas dicas ou informações, ou até mesmo os dois.

 

2 – Peça autorização para adicionar o cliente

 

Essa tática é um pouco mais difícil que a primeira, porém, com a permissão do cliente, ele estará te dando total liberdade para que você possa enviar produtos e promoções. Lembrando que neste caso você precisa elaborar uma mensagem gentil, enfatizando a necessidade e as vantagens de vocês dialogarem no Facebook.

 

Com a lista de contatos em mãos é hora de botar a mão na massa.

 

Inserindo o WhatsApp no processo de compra da sua empresa

 

O WhatsApp assim como o email marketing tem a vantagem de poder trabalhar tanto a venda como o pós-venda. Porém, a vantagem do WhatsApp está na sua agilidade e isso precisa ser explorado ao máximo pela sua empresa.

 

Isso porque a maioria das pessoas concentram no seu Whats contatos pessoais e profissionais, e elas já estão condicionadas a visualizar as mensagens sempre que chega alguma notificação.

 

Então, a chance do usuário visualizar sua mensagem com dicas ou promoções é maior muito maior no Whats do que no email por exemplo. Além disso ele funciona como um chat online tanto para pessoas interessadas no seu produto, como também como suporte online para quem já adquiriu o seu serviço ou produto.

 

Dica bônus: WhatsApp Business

 

O WhatsApp anunciou recentemente a sua versão Business que tem como objetivo ajudar empresas e empreendedores que utilizam a plataforma para atendimento e vendas.

 

Nele você pode configurar mensagens personalizadas e automáticas, colocar dados da sua empresa como endereço, site oficial e o segmento em que ela atua e horário de funcionamento.

 

Além disso é possível separar seus contatos por etiquetas, ou seja, você criar etiquetas como “pago”, “novo cliente”, “pagamento pendente”, etc. podendo organizar sua lista de conforme for necessário.

 

E para quem gosta de métricas, o WhatsApp Business separou um recurso onde você pode visualizar estatísticas, ele ainda é bem básico, mas você pode visualizar dados sobre as mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

 

 

Comentários

comentários

Por Rafael Shiroma
Analista SEO e otras cositas más da Ideiasweb