Separamos 5 dicas práticas para fazer uma campanha de e-mail marketing focada em resultados.

O e-mail nunca sai de moda né? Sabia que o primeiro e-mail foi enviado em 1971? Isso mesmo! Há muitos anos o e-mail foi criado até se tornar popular e depois indispensável para qualquer pessoa nos dias de hoje.

Com o surgimento de novas mídias, como as redes sociais, portais de conteúdo, blogs e o próprio Google, o e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas com os melhores índices de ROI (retorno do investimento) e sem dúvida é indispensável pensar no e-mail marketing hoje em dia.

Separamos 5 dicas práticas para sua campanha de e-mail marketing, veja abaixo:

Construa uma lista de e-mail marketing

Não compre listas! Exatamente isso. Construir uma lista de contatos de e-mail marketing será sempre a melhor saída para criar campanhas criativas e que tenham resultados. Atualmente os próprios software de e-mail marketing tem barrado o envio de e-mails para listas com alto índice de bounce (e-mails inválidos) e envios para listas sem comprovação de opt-in (autorização e campo para inscrição de e-mail no seu site, por exemplo). Sem dúvida esse posicionamento tem diminuido a quantidade de spams (e-mails indesejados) na internet e sem dúvida, uma campanha spamer nunca é bem vinda para sua marca, por mais que ela produza certo resultado, mas a recusa por quase toda sua lista pode gerar uma imagem ruim para sua marca.

Crie campanhas de cadastramento de e-mail oferecendo benefícios para o seu público-alvo, seja conteúdos relevantes por e-mail, descontos na primeira compra. Utilize a criatividade! Quanto custa despertar o interesse de um potencial cliente em receber suas novidades?

Utilize uma boa ferramenta de e-mail marketing

O software de e-mail é composto de um servidor de e-mail marketing e a interface e funcionalidades que você terá a disposição para gerar suas campanhas de e-mail marketing, uma boa ferramenta de e-mail marketing tem algumas qualidades, veja abaixo:

  • Boa usabilidade no software, podendo criar campanhas facilmente
  • Boa entregabilidade de e-mails
  • Boa reputação do servidor na rede
  • Relatórios que ajudem você a fazer campanhas melhores
  • Funcionalidade de opt-out (descadastramento) com uma boa usabilidade
  • Fácil organização de diversas campanhas
  • Tratamento de lista de contatos

Crie uma campanha de e-mail marketing criativa

Solte a imaginação! Para uma campanha de e-mail marketing ter resultados do seu público-alvo, você precisa pensar duas coisas:

  • O assunto do e-mail marketing precisa chamar a atenção em meio a dezenas de e-mails
  • Seu conteúdo precisa ter um call-to-action que desperte o interesse do usuário.

Se você criar algo que cumpra essa missão, você fará uma campanha que trará resultados, seja em taxa de abertura, compra ou mesmo branding.

Cuide da sua lista de e-mail marketing

A cada envio você precisa monitorar a entregabilidade dos seus e-mails e a ferramenta de e-mail marketing precisa ser fácil neste sentido, você precisa sempre tratar sua lista, retirando e-mails inválidos, indicados como spam ou e-mails duplicados e este cuidado constante irá te ajudar a cada vez melhorar a entregabilidade dos e-mails e neste quesito, quantidade não é qualidade.

Acompanhe os relatórios da campanha de e-mail marketing

Aprenda! Os relatórios indicam como foi a abertura da sua campanha de e-mail marketing, o seu engajamento e os resultados e para isso você precisa de uma ferramenta que tenha funcionalidades como estas mas o principal é aprender com os insights e resultados de cada campanha de e-mail marketing.

 

Certamente, seguindo essas dicas você irá criar campanhas que retornem bons resultados em termos de investimento x resultado.

Comentários

comentários

Por Fabio de Castro
Administrador, co-founder na Agência Ideiasweb, interessado em tudo que tenha tecnologia, negócios ou marketing. Ajudei centenas de empresas a impactarem milhões de pessoas através do marketing digital. - Linkedin