Já falamos aqui várias vezes sobre a importância do anúncio do Google Adwords para uma campanha de marketing digital. Mas se os anúncios não forem bem configurados, a eficiência dos anúncios podem ser comprometidos.

Comprometido podemos dizer não só que a campanha não está gerando cliques, mas pode ser que os cliques que estão sendo gerados para a sua página, não estão gerando vendas, o que pode ser ainda pior pois você está gastando orçamento com um público não está interessado no seu produto.

Para evitar que algo assim aconteça na sua campanha, separamos alguns erros comuns que todo iniciante comete nas suas primeiras campanhas de anúncio do Google Adwords.

Não agrupar as palavras corretamente

Esse é bastante comum e por mais que não pareça, ele é sim um erro grave. Usar todas as palavras em um único lugar pode acontecer que algumas palavras percam a eficácia para a campanha.

Por exemplo, juntar flores e buquê em um mesmo grupo por mais que possa parecer a mesma coisa para o Google não é. Não tenha dó de utilizar os grupos de anúncio, no exemplo acima sobre flores e buquê, o correto é criar um grupo de anúncio para cada uma e colocar suas respectivas variáveis.

Utilizar muitas palavras-chave em um grupo de anúncio do Google Adwords

Ao contrário do popular ditado: “quanto mais melhor”, no caso do anúncio do Google Adwords, “quanto menos é melhor”, pois quanto menos palavras tiver seu grupo de anúncio melhor será o foco da campanha e as chances dos cliques se converterem em vendas.

O próprio Google recomenda um mínimo de 10 e no máximo 20 palavras por grupo,então, tente trabalhar dentro dessas margem de palavras, se bem que, se você seguir o item anterior, dificilmente irá ultrapassar as 20 palavras-chave.

Não criar uma lista de palavras-negativas

Essa lista é importante e pouco utilizada. A lista de palavras-negativa é utilizada para segmentar a sua campanha e mostrar para o Google Adwords quais termos você não quer que os seus anúncios apareçam.

Por exemplo, a palavra “RPG” pode ser tanto um jogo ou como também um tratamento de fisioterapia. Outro exemplo é se sua loja vende apenas “capinha de Iphone”, então você precisa colocar na sua lista de palavras negativas “capinha de Samsung”, “capinha de Zenfone” pois são itens que sua loja não vende e que você também não quer que os seus anúncios apareçam.

Não utilizar as palavras-chave no seu anúncio

Esse é um erro grave e também fator de mensuração que o Google utiliza para medir a qualidade do seu anúncio do Google Adwords. As palavras-chave que você inserir no seu grupo de anúncio precisa estar nos seus anúncios.

Além de fazer todo sentido (porque você não iria colocar nos seus anúncios as palavras que colocou no grupo de anúncios?), anúncios que não contém nenhuma palavra do grupo de anúncio tem menos relevância correndo o risco até de não aparecer nos resultados de busca.

E para utilizar todas as palavras, crie vários anúncios para explorar ao máximo todas as palavras.

Como você pôde ver, alguns erros ocorrem mais por não usarem algumas ferramentas de anúncio do Google Adwords, como a aba de “palavras-negativas”. Para muitos pode não fazer muita diferença mas são pequenos detalhes que somando acabam comprometendo toda a sua campanha.

 

Comentários

comentários

Por Rafael Shiroma
Analista SEO e otras cositas más da Ideiasweb