Já explicamos aqui no blog de uma maneira geral qual a importância e o peso do marketing de conteúdoNesse post vamos pular as apresentações e falar do papel que o marketing de conteúdo tem durante a jornada de compra do cliente e como ele pode impactar de forma positiva a escolha do consumir na hora de adquirir um produto.

A jornada de compra

A jornada de compra é um modelo desenvolvido para ilustrar os estágio em que o consumidor passa antes de comprar qualquer coisa. Basicamente são 3 estágios: estágio de consciência, estágio de consideração e estágio de decisão.

– Estágio de consciência: O usuário tem experimentado ou expressado sintomas de um problema potencial ou ocorrido por necessidade.

– Estágio de consideração: O usuário tem claramente definido e dado um nome para seu problema ou necessidade.

–  Estágio de decisão: O usuário tem definido sua estratégia de solução, método ou abordagem.

Resumindo, o usuário sente a necessidade ou problematização, ele começa pesquisar nos mecanismos de busca por uma solução, ele encontra a solução e adquiri o produto que irá resolver o problema.

Aonde o marketing de conteúdo entra nessa história?

Como explicamos acima a pessoa se torna um potencial cliente a partir do momento que ele sente a necessidade de compra, porém, ele sabe que existe mil e uma opções e variações de um mesmo produto. Ele precisa ter certeza que qual o produto é confiável e qual se adéqua as suas necessidades.

É nesse ponto que o marketing de conteúdo começa a entrar em ação. Assim que o usuário acessar o Google você quer que o seu produto apareça como a solução dos problemas dele estimulando a intenção de compra. Portanto trabalhar nas características do produto é essencial pois serão através deles que o cliente irá te encontrar.

Os detalhes também são importantes

Se a marca é bastante conhecida ela não precisa de marketing de conteúdo certo? Errado! Por mais famosa que seja a marca, trabalhar nos detalhes do produto é essencial, pois dessa forma o funil de vendas fica mais sólido garantindo que o público final converta em vendas.

Não importa se é um carro ou um smartphone famoso, quanto mais informações o usuário tiver sobre o produto, mais confiança ele terá para comprar esse produto.

Não sabe o que seu público quer? Pergunte à eles

Se você está com dificuldade para fazer um marketing de conteúdo de qualidade ou não sabe ao certo o que o seu público-alvo quer, simples! Pergunte para eles. Faça questionários online, não tenha vergonha de olhar  como os seus concorrentes estão trabalhando para ter uma noção de como está o mercado para o seu produto, mas não copie! (ou o Google vai tirar o seu site dos resultados de busca!) e analise todos os feedback e dúvidas levantadas sobre o seu produto.

Comentários

comentários

Por Rafael Shiroma
Analista SEO e otras cositas más da Ideiasweb