marketing para advogados-2

Cada vez mais advogados nos procuram para saber como fazer divulgação de seus escritórios, e um dos desafios para fazer marketing digital para advogado é se pautar de acordo com o código da OAB, porém, ainda é possível utilizar diversas estratégias de marketing para atrair novos clientes e oportunidades.

 

Utilize estratégias de marketing digital para advogados para ampliar a clientela e construir uma boa reputação

 

Nos dias de hoje é praticamente impossível um advogado fazer qualquer tipo de anúncio nos meios de comunicação tradicional.

 

Dessa forma os escritórios mais antigos acabam por serem mais conhecidos e se tornando referência na cidade onde elas prestam serviço.

 

Dessa forma, o marketing digital para advogados pode ser uma opção interessante para escritórios menores ou advogados em início de carreira, assim como para os escritórios mais tradicionais que tem a intenção de dar mais destaque para um serviço com menor destaque.

 

Fique atento ao que diz a OAB

 

Como falamos no início do artigo, antes de iniciar o seu planejamento é preciso saber qual o posicionamento o marketing para advogado precisa ter com base no que diz a OAB.

 

A OAB regulamenta a publicidade e o marketing por parte dos escritórios através do Pavimento Nº 94/2000, editado posteriormente em 17 de agosto de 2001.

 

De acordo com a portaria, a publicidade, a propaganda e o marketing para os advogados, devem ser realizados com descrição, obedecendo ao Código de Ética da profissão. Podendo divulgar somente conteúdo de cunho informativo, dentre eles: identificação de áreas de trabalho e orientações sobre como procurar ajuda.

 

Porém, a portaria veta qualquer tipo de publicidade com foco em auto engrandecimento, promoções e desconto em honorários. É preciso tomar muito cuidado pois as sanções da OAB podem causar real prejuízo.

 

Como e por onde começar as estratégias de marketing digital para advogado?

 

Como você pôde ver no item anterior as estratégias de marketing digital para advogado não pode se pautar em promoções, então, vai ser preciso trabalhar em campanhas mais institucionais.

 

Uma boa estratégia é se pautar na criação de conteúdo com foco em explicar quais são os serviços oferecidos pelo escritório de advocacia e qual a melhor solução para o cliente.

 

E como e onde utilizar essa estratégias? Você pode fazer da seguinte maneira:

 

Redes Sociais

 

As redes sociais são uma ótima vitrine para a sua marca e o seu se tornar mais conhecido. Para os profissionais da área de advocacia não seria diferente.

 

Manter a página do Facebook e Instagram é importante, pois uma página ativa transmite para o usuário a sensação de que o seu escritório de advocacia está ativa.

 

Você pode manter suas redes sociais atualizadas postando conteúdos diversos sobre a sua área e fazendo uma conexão com o seu blog.

 

Blog

 

De todas as opções disponíveis na estratégia de marketing digital para advogados, o blog é sem dúvida a melhor escolha para criação de conteúdo informativo, servindo posteriormente para alimentar as suas redes sociais.

 

A plataforma de blog mais utilizada é o WordPress e ele tem uma interface muito simples e fácil de utilizar. Para manter um blog mais profissional, aconselhamos a compra de um domínio com ou o nome da sua empresa, ou o seu nome profissional.

 

Pois, as plataformas gratuitas, passam descredibilidade, pois na “url” aparece o nome da plataforma junto ao nome que você escolheu.

 

Google Adwords

 

O Adwords é uma boa opção para criar anúncios na pesquisa do Google. Mensalmente a busca pela palavra “escritório de advocacia” é alta e vale o investimento, porém, é preciso ter cautela na hora de criar o anúncio, pois o Google Adwords segue as normas da OAB, e caso o seu anúncio não esteja de acordo as normas que citamos lá no começo do artigo, o seu anúncio será reprovado.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

comentários

Por Rafael Shiroma
Analista SEO e otras cositas más da Ideiasweb