O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou pela sua página oficial algumas atualizações na rede social para 2018. Segundo ele, o foco das atualizações são para melhorar e aumentar a interação entre usuários.

Ou seja, postagens que fomentam, de forma positiva, a interação entre os usuários por meio dos comentários, curtidas e compartilhamentos.


O que isso significa para Páginas e conteúdo público?

 

Em relação as páginas o impacto inicialmente será na queda de alcance das publicações, pois, o Facebook dará mais prioridade no Feed de Notícias para posts de amigos e familiares.

Lembrando que este impacto irá variar de página para página, considerando o tipo de conteúdo produzido e como as pessoas interagem com ele. Ou seja, páginas que promovem conversas entre amigos não sentirão os efeitos negativos.

Outro ponto mencionado, são as transmissões ao vivo, que foi uma novidade ano passado e que deu muito certo, e se encaixou perfeitamente nessa nova atualização. Segundo Zuckerberg, as transmissões ao vivo tiveram muito mais interações em relação aos vídeos “on demand”.

 

E como essa atualização vai impactar no marketing digital

 

Seguindo a lógica, as páginas terão que investir mais em posts patrocinados para conseguir manter o mesmo alcance e impacto de hoje em dia, consequência disso vai ser o aumento do custo por interação.

Lembrando que essa não é a primeira vez que o Facebook faz uma atualização focando a experiência do usuário dentro da rede social e diminuindo o alcance das páginas em geral.

 

Comentários

comentários

Por Rafael Shiroma
Analista SEO e otras cositas más da Ideiasweb