Você já pode ter ouvido falar que o modo de se fazer marketing mudou, que técnicas tradicionais de vendas já não têm mais a mesma eficácia e que para promover e vender o seu negócio na internet é necessário estudar novos meios de atrair clientes. Mas o que seria esse novo modo de se fazer marketing? O que tem de tão diferente assim do tradicional?
Vamos apresentar nesse texto o inbound marketing ou como também é chamado, marketing de entrada, E mostrar para você como ele pode ajudar o seu negócio a ficar mais próximos dos seus clientes.

Inbound marketing VS outbound marketing

Com certeza você já se deparou com alguma publicidade onde a intenção é simplesmente empurrar o produto para o cliente, o nome dessa estratégica é outbound marketing. Essa tática do “compre! Compre! Compre!” exige uma estrutura maior e portando mais cara, onde o Telemarketing e promotoria de vendas são essenciais para essa estratégia.

Por outro lado o inbound marketing, é perfeito para quem não tem um orçamento muito grande e precisa promover seu produto ou serviço na internet.

Também conhecido como marketing de entrada, o inbound tem como estratégia fazer com que a empresa se aproxime do seu público-alvo onde o principal é ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.

Como funciona o inbound marketing?

O inbound marketing funciona de forma que a sua empresa se aproxime do seu público-alvo, o foco é mais voltado em como você irá se relaciona com o seu público.

O bom relacionamento gera interesse, e esse interesse pode ser convertido em vendas e também em clientes fidelizados que irão recomendar o seu produto para outras pessoas gerando propaganda gratuita.

Outra grande vantagem do inbound marketing é o melhor retorno e investimento, o inbound traz clientes que se identifica melhor com o seu produto, aprimorando dessa forma o funil de vendas e acelerando o retorno do investimento (ROI).

Como posso utilizar o inbound marketing na minha empresa?

Agora que você tem uma noção de como o inbound marketing funciona, vamos listar abaixo algumas dicas para você colocar em prática o marketing de entrada na sua empresa da melhor forma possível.

Crie uma persona

É de extrema importância saber qual o seu público-alvo, pois é ela que vai guiar toda a sua estratégia. Essa persona é quem irá conversar com o seu público fazendo com que elas se identifiquem com o seu produto.
Algumas empresas decidiram dar um rosto e nome para essa persona, mas isso não é necessariamente uma regra.
O importante é que saber com quem a sua empresa vai conversar é saber para quem e quando sua empresa irá vender.

Invista no relacionamento

Um bom relacionamento requer: atenção, cuidado, e se precisar, ajuda. E é exatamente dessa forma que a sua empresa irá se relacionar com o público-alvo. Tente ser o mais atencioso possível, responda questionamentos nas redes sociais, responda os comentários do seu blog, promova e participe das discussões.

Se houver críticas sobre a sua empresa, seja educado e tente contorna a situação da melhor forma possível.

Crie conteúdo

Sabendo quem é o seu público-alvo o marketing de conteúdo entra em ação. Utilizando uma linguagem adequada e informações relevantes para o nicho que a sua empresa atua ou produto que vende.
Lembre-se que além do site e rede sociais, o blog é uma ferramenta importante na criação do conteúdo.

Cadastre seus clientes

O formulário de cadastro é uma ferramenta poderosa do inbound marketing para conseguir novos clientes, consolidar vendas e trazer clientes que já efetuou alguma venda ou usufruiu do seu serviço anteriormente.

Uma dica legal é utilizar um “call-to-action” como, por exemplo: “Ficou interessado? Saiba mais aqui!”

Outra forma de incentivar o cadastro é oferecendo materiais gratuitos com mais informações, e-books ou uma amostra grátis do produto ou serviço que a sua empresa oferece atiçando a curiosidade de quem está acessando o seu site é uma ótima forma de conseguir dados dos seus clientes.

Faça relatórios dos resultados

A última etapa é analisar o quanto o inbound marketing agregou à sua empresa. Comece analisando o feedback dos consumidores.

Comentários negativos podem ser indicadores que algo está dando errado, analise e corrija as estratégias.

As críticas positivas pode lhe dar novas oportunidades de explorar ainda mais o inbound marketing.

Outra forma, porém mais complexa, consiste em criar metas bem definidas e métricas mensuráveis, dessa forma, você terá informações mais consistente para traçar as próximas estratégias.

 

Comentários

comentários

Por Rafael Shiroma
Analista SEO e otras cositas más da Ideiasweb