Nos últimos anos, tem se falado muito sobre o modelo de Venture Builder na elaboração e gestão de startups. Apesar do termo ter sido criado recentemente (2011), este modelo tem atraído a atenção de muitos empreendedores que vêem com bons olhos o formato de construção de negócios que uma venture builder apresenta.

 

Mas o que é uma Venture Builder e como ela pode beneficiar o seu projeto?

 

Venture Builder: um novo conceito de startup

 

Venture Builder é um modelo inovador de investir em startups pois, ela é uma opção alternativa aos modelos tradicionais de investimentos de capital de risco, aceleradoras e incubadoras. 

 

Nesse caso, todo recurso da venture builder é compartilhado para racionalizar e otimizar o processo de criação das startups, reduzindo riscos e custos e aumentando a agilidade e o impacto dos negócios. Podemos dizer que é uma holding (sócia majoritário) que tem participação acionária nas empresa que ajudou a criar.

 

Além disso, uma venture builder também tem como função participar de todo ciclo de desenvolvimento das empresas nascentes com o objetivo de encontrar empreendedores para formar um time.

 

Explicando de uma forma mais direta, Venture Builder (também conhecidas como Fábricas de Startups ou Startups Studio) são organizações que tem como objetivo construir startups usando recursos e ideias próprias. Ou seja, podemos falar que uma Venture Builder é uma startup que cria startups.

 

Valores compartilhados por uma Venture Builder

 

Uma Venture Builder é facilmente identificada pelo seu comprometimento de capital,  além de ter uma tendência natural pela colaboração tendo em vista que, visando o sucesso da startup, será necessária uma rede compartilhamento forte e eficaz que fornecerá: infraestrutura, capital, equipes, know how e outros itens essenciais para aumentar a curva de aprendizado e reduzindo custos desnecessários. 

 

E o principal: foco total nas pessoas com os perfis certos para cada etapa ajudando-os a se desenvolver e desenvolver o negócio.

 

Por que o seu negócio adotaria o modelo de Venture Builder?

 

O empreendedorismo para muitos é uma forma de conseguir independência financeira, além da oportunidade de transformar uma ideia em algo produtivo e lucrativo, porém, os riscos financeiros são altos o suficientes para afastar aqueles que não se sentem totalmente preparados. 

 

O modelo de Venture builder é uma vantagem pois, neste caso, entra como opção para equilibrar os riscos, dando apoio não só financeiro como também um know how de quem já tem experiência no mercado.

 

 

 

Comentários

comentários

Por Rafael Shiroma
Analista SEO e otras cositas más da Ideiasweb