funil de vendas

Funil de vendas é um termo muito recorrente no cotidiano de quem quer vender na internet, e saber como utilizá-la é o divisor de água entre um site de sucesso ou uma loja online que fica às moscas.

E se você quer saber trabalhar o funil de vendas com maestria, vamos explicar como ela funciona e como utilizá-la no seu negócio.

O que é funil de vendas?

Funil de vendas, para quem não sabe, é um processo que consiste em conduzir o cliente desde o início, quando ele toma conhecimento do produto até o processo final da compra.

Resumindo é um modelo de estratégia de venda que separa por etapas todo o processo de venda.

O funil de vendas é possui camadas, ao todo são 3: topo, meio e fundo.

Topo do funil de vendas

A parte mais larga do funil de vendas é o topo ou também conhecido como: consciência.

A pessoa ainda não reconheceu o problema ou a necessidade de adquirir o produto. Ou seja, ela ainda não é o cliente ideal. Aqui a estratégia é tornar o visitante do site no cliente ideal.

O objetivo aqui no topo do funil de vendas é aumentar o tráfego para atrair futuros clientes, ou seja, gerar leads.

Redes sociais e o blog são ferramentas importantes para esta etapa, pois são os melhores lugares para você divulgar informações simples porém, focando as características do produto.

Em suma, é importante que o visitante conheça o produto (ou serviço), entenda suas necessidades gerando interesse e consequentemente avançando para a próxima etapa do funil…

Meio do funil de vendas

Nessa etapa, o futuro cliente conhece o produto e sabe da necessidade e está em busca da solução.

Aqui o foco é conseguir o máximo de informação do visitante, pois será aqui que você iniciará um relacionamento mais próximo com o potencial cliente, além de oferecer informações mais detalhadas do produto.

Uma ferramenta muito utilizada nesta etapa são os formulários seguidos com alguma recompensa. Por exemplo, se alguém preencher o formulário ele recebe um e-book gratuito, ou vídeo, ou uma amostra grátis caso seja possível.

O blog ainda será útil nesta etapa do funil de venda, mas o foco do conteúdo será para quem já conhece o seu produto (ou serviço), invista em textos mais ricos em informações e detalhes focando no problema e na solução.

Aqui ele tem a intenção de comprar um produto (ou serviço), mas ainda está com dúvidas se realmente ele deve realizar a compra. O futuro consumidor começará a pesquisar com mais profundidade sobre as soluções que o produto apresenta para tomar a decisão final de adquirir ou não o produto.

Quando ele decide ele avança para o fundo do funil.

Fundo do funil

A parte final do funil de vendas.

Onde o cliente definirá qual produto adquirir.

Aqui a sua empresa precisa se posicionar como a que apresenta a melhor solução do mercado, pois com certeza o cliente já sondou seus concorrentes.

E não basta ter investido tudo nas característica e no conteúdo para atrair o visitante até o final da etapa do funil se o ele encontrar dificuldades para finalizar a compra. Certifique que a pessoa que for adquirir o seu produto (ou serviço) consiga finalizar a compra do modo mais simples possível.

A outra opção para garantir que o cliente vai de fato efetivar a compra, é ilustrando cases de outros clientes que já compraram e avaliaram bem o seu produto.

E sempre deixe um espaço aberto para suporte, caso alguém tenha alguma dúvida para que ela possa ser sanada imediatamente!

E caso queira saber mais sobre funil de vendas e vendas na internet, vou deixar aqui embaixo outros conteúdos que podem te ajudar:

Vendas pela internet: 5 dicas de como vender pela internet

 A Importância do marketing de conteúdo na jornada de compra

O que é inbound marketing? E 5 dicas de como usá-lo no seu negócio

Comentários

comentários

Por Rafael Shiroma
Analista SEO e otras cositas más da Ideiasweb