Ao contrário do Google que dá muito mais ênfase para o conteúdo textual, Nas redes sociais (Facebook e Instagram principalmente) a imagem é o carro chefe do conteúdo. Saber trabalhar corretamente sua utilização é garantir uma melhor conversão nas redes sociais.

Mas por que a imagem é tão importante na conversão nas redes sociais? Fazendo uma breve análise, você pode notar que as redes sociais priorizam muito mais espaço para as imagens do que para a descrição.

Mas isso é óbvio demais né, o que você pode não saber é que existem algumas regras que toda imagem precisa seguir para aumentar as chances de gerar conversão nas redes sociais.

E quais seriam essas regras? Vamos falar sobre eles agora!

Trace um objetivo para as suas redes sociais

Primeiramente, você precisa definir um objetivo! Sem objetivo, as chances de conversão nas redes sociais são praticamente zero. Defina um objetivo com base naquilo que você pretende fazer na sua rede social.

Lembrando que redes sociais não serve apenas para divulgação, se você quer gerar vendas, fortalecer a marca ou ganhar curtidas, é possível trabalhar um desses objetivos na imagem.

Sim, é possível trabalhar todos esses objetivos na sua página, porém, trabalhe apenas um deles em cada postagem, até porque por serem objetivos diferentes o conteúdo da imagem também deverá ser diferente.

Explore outros formatos para melhorar a conversão nas redes sociais

Além do formato tradicional, você pode postar as imagens usando outros tipos de formatos para melhorar a conversão nas redes sociais. Por exemplo, você pode usar um carrossel para mostrar seus produtos ou serviços.

Outro formato interessante é o GIF, que na época do finado Orkut era o terror dos scrap (quem nunca recebeu um GIF colorido daquela tia querida desejando um “bom dia”?), mas no Facebook este formato entrou como uma luva, sendo muito utilizado comercialmente, tanto para conseguir curtidas, como também reconhecimento da marca.

Cuidado com o tamanho e a dimensão da imagem

O tamanho da sua imagem pode influenciar muito para gerar conversão nas redes sociais. Trabalhe com imagens quadriculadas para postagens normais, já as postagens com link as imagens tem que estar no formato retangular estilo paisagem.

E para focar o público que usa mais smartphone, o tipo de imagem recomendada é a retangular vertical, pois dessa forma o usuário conseguirá ver a imagem sem nenhum corte.

 

Caso queira ficar por de outras dicas de marketing digital, é só continuar conferindo o nosso blog!

 

Comentários

comentários

Por Rafael Shiroma
Analista SEO e otras cositas más da Ideiasweb